Sunday, August 18, 2013

yks, kaks, ko, ne (1, 2, 3,4)

Os meus anfitriões têm uma fabulástica ideia de encurtar tudo o que é palavra, o que faz com que o que está escrito raramente se traduz no se ouve. O que torna toda a aprendizagem desta língua numa tarefa digna de Hércules. 
Yksi, kaksi, kolme, nelja transformam-se então no título deste post e foi algo que ouvi umas quantas de vezes nesta última quinta feira...
O que aconteceu na quinta? Pois que fiz parte num evento que gostei muito: Art goes Kapakka (art goes public), que faz parte de um programa cultural da cidade. Reuniram-se perto de 200 coros, e em uma voz cantaram umas quantas músicas finlandesas numa das praças mais emblemáticas de Helsínquia.
O coro da ECHA decidiu aderir ao evento. Aprendi as músicas em finlandês, misturei-me com os locais e lá fui:

Ensaio no parque

poucos mas bons...zinhos


a procissão musical
Fila da frente

Uma vista diferente ;)
 

No final, cada coro foi para um restaurante/bar que aderiu ao evento e fez o seu próprio show. Nós fizémos 2 espectáculos, num restaurante todo chique e noutro mais relaxado. 

 

E no fim de tudo, reuniu-se todo o mundo novamente, desta vez para confraternizar. Deram comida e bebida e tudo! :) (free stuff nunca se deve negar!)


Foi refrescante cantar como deve de ser outra vez, estar ali no meio da multidão, todos a partilhar um objectivo e uma energia que é difícil descrever.
Adorei. 
Quero mais. Fiquei com muitas saudades dos meus coros e fez-me querer continuar a perseguir o meu objectivo coral.

No comments: