Friday, November 30, 2012

pázinha e ancinho

Em alusão aos nossos brinquedos de praia... lembram-se? Um baldinho, com uma rede, onde tinha 1 buraquinho em cada lado para se enfiar a pázinha e o ancinho, não era? 
Pois aqui, um baldinho desses em ponto grande é de facto quase um kit SOS que todos devíamos ter se queremos andar na rua.

Um nevão fustiga Helsínquia, que deixou as ruas rapidamente intransitáveis. Para quem tem de andar de carro, digo-vos que é uma tarefa quase hercúlea:
* entrar no carro: requer fazer uma escavaçãozinha para conseguir abrir a porta. 
* para o mover: a pázinha aqui é muito bem vinda e toca a tirar a neve à volta do carro, rodas, à frente, atrás e já agora, do caminho.
* durante a circulação: conduzir na neve requer nervos de aço! Ainda não o fiz mas não me parece lá grande espingarda...
* estacionar: chega-se ao destino. Encontra-se um lugar... mas está cheio de neve: sai-se do carro, 4 piscas, toca a escavar a neve do lugar para se meter o carro, para este ficar coberto de neve e o ciclo repete-se.

Concluo, e muito bem, que vai ser necessário toda uma restruturação da nossa mentalidade "sulista" para nos adaptarmos a viver nestes países. Não estamos habituados a esta trabalheira toda só para sair à rua!
A quantidade de roupa e acessórios necessários envolvidos na vivência diária num inverno destes é estonteante: camadas de roupa, meias/collants, casacos grossos/impermeáveis, luvas/barrete/cachecol/tapa-orelhas, botas feiosas mas impermeáveis + sapatos/roupa extra para se vestir no trabalho. Todo um strip e mudanças são feitas quando se chega ao destino.
 
Andar na rua é difícil e andar pelas lojas também. Pois devida à quantidade industrial de roupa, quando se entra em qualquer lado, a temperatura encontra-se boa para andar mas é de t-shirt. Toca a tirar tudo! Ok, não se comprou nada, vamos ver a outra loja... Toca a vestir tudo outra vez! Entretanto fica-se um bocadinho suada. Já na rua, leva-se com o fresquinho pela cara molhada, o que é óptimo! NOT!

Tudo muito complicado, muita logística, pouca mobilidade, e para não falar do elevadíssimo risco de partir uma perna quando menos se espera.

Não tirei fotos pois estava ocupada a ver onde punha os pés, mas deixo-vos aqui um link para o jornal local, onde podem ter um cheirinho do espectáculo que aqui se vive. Ondas de 9.4m aqui no canal em frente. Quem for à Estónia, vai vomitar, ai pois vai!! E no canto superior direito podem ver as temperaturas :) Está fresquinhooooo!
And its only the beginning... 

(Um videozinho aqui)

4 comments:

Anonymous said...

Fogo...fiquei cansada de ler, e de rastos de ver o video!Têm de ser muito fortes essa gente do norte para suportar o inverno.
Como diz o ditado "o que não nos mata,fortalece-nos"!!!
Aguenta-te,até podes vir a gostar.

Anonymous said...

Xiiii!!!!! Isso tá mesmo mal aí, eu acho que não tinha coragem de sair de casa. Essa gente tem uma perseverança que fiquei parva!!! Para eles é uma coisa normal, se fosse em Portugal já estava o aviso vermelho e a protecção civil a aconselhar ficar em casa.
Bom para que saibas, aqui tá solinho mas frio (à volta 7/8º :P)
See you soon sailor moon!!! ***

Anonymous said...

Lindo!!! é tudo o que tenho a dizeR!!! :D

Anonymous said...

Para quê ginásio quando se tem neve?!...lol

Beijinhos,
Maf