Sunday, November 11, 2012

Direita, direita... não vira!

Há cerca de 2 semana, houve as eleições autárquicas na Finlândia. Um dos partidos na corrida era o denominado "True Finns", os verdadeiros finlandeses que, como o nome denuncia, é um partido de direita.
Do resultado das eleições veio a notícia que este partido teve cerca de 15% dos votos. Nada de espantar, perfeitamente em linha com o se passa por toda a europa. 

Embora não haja espanto, há de certeza um bocadinho de terror que nos passa pela cabeça "E se a tendência permanecer? Onde vamos estar daqui a uns anos?".
Ser-se emigrante no meio desta realidade está a tornar-se complicado. Mais e mais dificuldades estão a ser criadas para quem tem de fazer a vida noutro país. E o mais cómico-trágico da história, é esta hipócrisia da definição da "Europa", da livre circulação de bens e pessoas... O tanas! Isso não existe, ninguém quer que exista e fazem o possível para atirar areia para a engrenagem. 

Seguem-se uns exemplos:
- As matrículas dos carros não têm a mesma medida. Ao trocá-las, foi necessário fazer uns buraquinhos extras na saia do carro... Ora, expliquem lá porquê? 

- Para se ter um contracto de TV/Net/Telefone, alguém que chegue a esta terra tem de pagar um depósito de 300€ ou 500€ (depende da operadora) POR SERVIÇO, que nos é devolvido ao fim de 1 ano. Para não se pagar isto, teríamos de viver cá durante 2 anos, para eles poderem analisar o nosso crédito e/ou registo criminal... (sei lá!). Isto é "europeu" onde?

- Uma pessoa para dar sangue tem de ter um cartão de identificação finlandês. Ora eu e os meus não têm, pois estou afecta a um regime especial. Tenho um cartão do ministério dos negócios estrangeiros e um papel da câmara como moro aqui. 
Esses cartões/papéis não servem, os nossos BI de Portugal também não... E não aceitaram o sangue que se queria DOAR PARA SALVAR VIDAS DE FINLANDESES!! Isto é coisa de gente boa da tola??

- Já na Holanda, não me deixaram abrir uma conta num banco quando lá cheguei por eu não ter contracto de trabalho. Tinha dinheiro para lá pôr, mas não era dinheiro "holandês"... deve ter sido isso...

Isto é só que me salta na cabeça agora assim de repente, mas aposto que no dia-a-dia devo ver e reconhecer mais situações do estado da nossa "Europa".

Com partidos fascistas a dar bitaites nos governos... talvez voltemos ao feudalismo daqui a uns anos. :P

Cicle of poo.

No comments: