Sunday, July 22, 2012

Finnish 101

Passadas 3 aulas de Finlandês, há já umas certas coisas que me ocorrem dizer:

- A gramática é complicada, no sentido de não ser óbvia e de uma pessoa não estar habituada a construir frases assim. Mas continuo na minha: nada bate o alemão! 

- A entoação é sempre a descer. Nem nas peguntas aparece um bocadinho de "vida" na frase. Ás vezes desce tanto que eles ficam  a falar com sons guturais... which is stupid! 

- No entanto, o som das palavras é simplesmente delicioso! Têm rrs enroladinhos, as sílabas muito bem separadas, h's muito aspirados, sons longos e curtos e adoro quando de mim sai algo assim tão bonitinho! 

Ainda vou demorar muito tempo até conseguir ter uma conversa em finlandês, pois as palavras são totalmente tiradas do cu, pelo que só pela memorização é que vou lá chegar. Acontece que a minha memória anda pela rua da amargura... 

Mas já sei os números, os dias da semana, alguns meses e aquela conversa de xaxa olá, como estás, estou bem e tu, eu também, bom fim-de-semana, obrigado, igualmente.

Nada mau, hein?

Moi moi! (tchau aí!)

1 comment:

Anonymous said...

Whoohoo!! Keep it up!!!! ;)
Ana