Saturday, June 16, 2012

as 4 estações

Era a minha ideia que esta história das 4 estações se passava em praticamente todo o continente europeu em geral e em particular  em todo o mundo, excepto nos trópicos e nos pólos. 
Também verdade seja dita, nunca me tinha debruçado muito sobre o assunto pois parece-me um bocado óbvio. 
Pois aqui, mais do que 1 pessoa me veio com a conversa que a Finlândia é muito bonita pois "tem as 4 estações perfeitamente definidas". 
Well... DAH!
Não sei se estavam à espera de passar de lagos gelados, árvores nuas e solos com 5 metros de neve a copas luxuriosas e cheias de frutos de um dia para o outro. É CLARO que tem de haver Primavera e Outono. A questão aqui prende-se com a duração destas estações assim como com as temperaturas atingidas...
Enquanto que num país como deve ser a coisa se distribui de um modo equalitário, aqui é mais:
6 meses de inverno (-20ºC anyone?)
1 mês de primavera (É tudo a despachar! Sente-se a urgência da flora no ar!)
2 semanas de verão (está a começar. Sol, praia e tudo a que temos direito com 20 e tal graus de máxima)
4 1/2 meses de Outono (que também diz que é muito bonito, estou cá para ver).

De facto, as estações estão lá. E é isso que eles vêem. E é isso que eles celebram!

É tudo uma questão de perspectiva e de referencial. 

Eu (como pessoa e como organismo) estou a começar a ajustar o meu ponto de origem (0,0) e qualquer dia isto até já faz sentido... NOT! :P

1 comment:

Anonymous said...

"1 mês de primavera (É tudo a despachar!..." - Pudera!!! Com -20ºC devem estar literalmente congelados... Confesso que a ideia de tanto frio me deixa em choque :)

Espero que tudo esteja a correr bem!

Beijinhos,
Maf