Sunday, April 29, 2012

1 mês depois...

Faz hoje um mês que pisei Helsínquia para ficar, de vez. 
Ocupada com papelada, IKEA, tentar perceber o meu trabalho, ainda não tive oportunidade de desbundar a cidade. Por isso, vão ter de esperar mais um bocadinho pelas paisagens nórdicas.
Por agora, vou só partilhar convosco um bocadinho das instalações do meu prédio. 
Antigamente, isto era uma fábrica de cerveja. Mantiveram muitas características dos edifícios, a chaminé e a estrutura exterior. Ou seja, estes blocos de prédios novos encontram-se dentro de um pátio, circundado por casinhas e muros de tijolo de burro.





Entrando no prédio (portinha discreta do lado esquerdo da foto da direita), espera-se um longo corredor com fotos antigas do espaço, da fábrica em acção.



Onde é que isto já se viu?? :) 
Entra-se no elevador que, para quem ainda não sabe, tem um botão que diz "Supermercado". Sim, eu tenho uma entrada para um supermercado no meu prédio. :) Onde é que isto já se viu?? :)
No segundo andar temos a lavandaria e a arrecadação. Não que precise, pois o meu apartamento tem máquina de lavar, mas para além de disponibilizarem máquinas de lavar e secar para os habitantes do prédio, tem um sala com um grande estendal, com um desumidificador, which is nice. 

 


A arrecadação é um espaço cheio de pequenas gaiolinhas, uma para cada inquilino. Não é muito grande mas é suficiente para se guardar os emplastros que não se usam numa base diária. 

                                  

O terceiro andar dá para um pátio, que temos de atravessar para ir despejar o lixo numa sala cheia de contentores individuais para se reciclar tudo. Demasiado, se querem saber: orgânico (restos de comida), papel colorido, papel castanho, vidro, embalagens de cartão, outros... Imaginem a logística destes baldinhos todos em casa... não é fácil nem é muito práctico. Win some, lose some.

pátio interior
(foto da minha varanda)

  


Voltando para o elevador até ao quinto andar,


entrando no meu corredor,




Chego a casa.

O que está lá dentro ainda está em "construção", pelo que ficará para outra oportunidade.
O mês de Maio é cheio de feriados, o tempo está francamente melhor e o meu trabalho já vai ficando mais claro. Mas não prometo nada... :)

No comments: