Sunday, November 14, 2010

Já tresanda a Natal!

Bem, o espírito natalício já invadiu tudo em todo o lado, como usual. Mas aqui, a coisa toma uns contornos um pouco diferentes. Eles festejam o "Sinterklaas", um sósia do Pai Natal numa versão menos Disney, a 5 de Dezembro, numa festança que é dirigida apenas às crianças. 
Este "Santo Nicolau" é o santo padroeiro de Amsterdão, protector das crianças e dos marinheiros (porquê estes dois grupos juntos... não sei... nem quero saber... :P). Conta a "lêndia" que esta pessoa era um bispo que viveu entre 280-342, ali na zona da Turquia. A igreja criou um feriado neste dia e na época medieval tornou-se um costume, neste feriado, ajudar os pobres, pondo moedas nos seus sapatos rotos (daí os "presentes no sapatinho").
Já nos tempos modernos (séc. XIX), um tipo qualquer decidiu ilustrar esta história e "embelezá-la" um pouco com a sua própria criatividade. Criou um Sinterklaas a distribuir presentes pelas chaminés, a cavalgar um cavalo cinzento e a chegar à costa holandesa de barco a vapor, vindo de Espanha!!! Como era muito difícil andar a carregar prendas para esta criançada toda, o Sinterklaas precisava de ajuda. E quem mais lógico que uma personagem de cor de chocolate, chamado "preto Piet", apelando à experiência colonizadora holandesa? Isso de anõezinhos ou duendes ou lá o que é isso, é para meninos!!! É um escravo mesmo! Chocados?? Paciência! 
Eis que chegámos aos dias de hoje! O Sinterklaas, acompanhado pelo seu fiel companheiro, chega à Holanda por esta altura, atraca o seu barco e parte em tour pelas escolas e cidades, deixando-se fotografar com todas as crianças, também tendo a clarividência de saber quem é que se portou bem ou mal. Entre a sua chegada e o dia 5 de Dezembro, as crianças deixam o seu sapatinho ao pé do aquecimento central para serem cheios com docinhos e presentes, acompanhado de uma tigela de água e feno para o cavalo (tão simpáticos!). O santo e a sua entourage vai então distribuindo os presentes pelas chaminés. O preto tem a mania de ir atirando doces ou bolachas por onde passa... por isso, as crianças, de manhã, quando vão buscar os presentes, têm bocados de bolachas no chão, porque ele esteve lá... e comem... do chão! :P (estes holandeses são loucos!)

"Sinterklaas" e dois "Zwarte Piet"
Gostaram? Querem mais? Para o ano!

No comments: