Wednesday, July 21, 2010

correntes de convecção






Fiquei a matutar nos conselhos do google... vai daí que, na tentativa de melhorar na qualidade dos temas dos posts, resolvi escrever sobre o mui conhecido fenómeno físico: Convecção. 

Quando aprendi sobre ele, puseram-me à frente um goblet com água em cima de uma placa térmica e pingaram um corante encarnado lá para dentro. E depois foi ver um fio colorido a rodopiar na água. As crianças gostaram, foi lúdico, bonito e didático. 
Não tive problema nenhum em extrapolar este fenómeno para o estado gasoso, em perceber as frentes frias e quentes e qualquer coisa que implique diferenças de temperatura. Faz tudo sentido. Física é bonita!

Agora, no micro-cosmos que é a casa de banho, essa merda não tem piada nenhuma! Infelizmente, o meu chuveiro tem cortina e a estúpida está sempre a tentar colar-se! Quando isso acontece, imagino sempre umas linhas, com setinhas, a desenhar o percurso do ar quente... de baixo para cima... e a cortina a acompanhar o deslocamento de ar... e eu a sofrer as consequências. 
Por isso, fellow people que ainda têm uma cortina de banho, já sabem, quando estiverem no banho e uma cortina peganhenta, fria e húmida se agarrar ao vosso corpo gritem: P'ó ca****o, oh convecção! 


E assim terminou a lição de hoje sobre diferencial térmico. Grata pela atenção.

1 comment:

morbidi said...

AHAHAHHA!
Como te compreendo! Ainda sofro desses males... o ideal é mesmo fechar a porta da casa de banho e deixar aquecer muito muito a água!