Wednesday, June 16, 2010

dutch 101

As primeiras 2 aulas já foram.... meh. Também não espero aprender tudo de uma vez, numa só aula... Vou dar tempo ao tempo. Lembro-me que nas primeiras aulas de alemão que tive com uma professora que só falava alemão, também me senti um bocado perdida e a coisa foi ao sítio, aprendi tudo muito bem e gostei! Vamos ver se isto vai pelo mesmo caminho... mas duvido!
A minha turma é muito heterogénea, 5 cabo-verdianas, 2 turcas, um paquitastanês, uma senhora tailandesa que se chama Pom-Pom AHAHAH, 2 romenas e eu. Todos em diferentes níveis de holandês, de diferentes escolaridades, com capacidades de aprendizagem diferentes. Por isso, não consigo compreender PORQUE RAIO É QUE SE FAZ A MERDA DO EXAME E NOS FAZEM TANTAS PERGUNTAS SOBRE O NOSSO NÍVEL DE EDUCAÇÃO se me vão meter numa aula com uma senhora de 60 anos que mal sabe escrever em português quanto mais holandês! 
A professora, coitadinha, uma fraca figura, nem sequer tem uma dicção como deve de ser, está a ver coisa mal parada... Ou ela se mexe para redistribuir as pessoas por outras aulas, ou aquilo não vai acabar bem, para ambas as partes, pois pessoas desmotivadas não fazem bom ambiente na aula e ela não vai ter capacidade de se impôr e levar a sua avante... 
Não é que me importe de ajudar as pessoas, mas é uma perda de tempo para elas e para mim, e ninguém aprende nada. Ontem estive a ajudar 2 delas: temos uns livros com textos e perguntas que não podemos trazer para casa -respondemos nos nossos cadernos- e a professora mandou fazer uns exercícios sobre o mapa da Holanda e tínhamos de dizer em que província é que pertencia tal cidade. Simples, só olhar para o mapa. Pois as mulheres estavam a fazer cópias do livro para o caderno (porque não o podiam levar para casa!) e não faziam o que era suposto... :S E mesmo depois de eu explicar o que era para fazer, elas não conseguiram perceber o mapa (norte e sul era uma dificuldade!!!!) e cagaram para mim e continuaram as suas cópias. 

Sou só eu ou isto não vai nos carris certos?? Eu vou esforçar-me, enquanto lá estou aproveito ao máximo, uso o dicionário/tradutor, ponho o dedo nao ar quando não percebo e tuditudo, mas numa turma assim, há sempre quem não vai aprender nada e quem se vai aborrecer por a coisa não avançar (e não, não estou a falar de mim, eu ainda estou muito verde para me aborrecer). 
Na próxima semana, como mudo de turno, tenho de ir a outra escola... Vou ver como esta é... se for igual...tou feita!




No comments: