Tuesday, June 1, 2010

células estaminais

Ora aqui está um assunto que faz correr tinta de jornais. A ideologia por trás disto é simplesmente genial, mas como são humanos que estão a manipular a técnica, há sempre o perigo de a coisa correr mal e de ser utilizada para algo que não devia, algo maquiavélico, como CONQUER THE WORLD (que é sempre o desejo de qualquer vilão, embora nunca tenha percebido porque raio é que se há de querer uma coisa dessas, que dá imensas dores de cabeça). 
Volta não volta, aparecem notícias de novas descobertas, muita investigação está a ser feita nesta área e agradeço, porque acho no fundo que é the place to go... It's fucking impressive!! 
Gostava de chegar a ver isso acontecer ainda no meu tempo de vida. 
Não é que perceba muito disso nem ando a seguir este tema com nenhuma atenção em particular, mas quando há uns breaktroughs sobre esta temática, dá-me sempre um quentinho cá dentro. Parece que um dos problemas para se usar as células estaminais é o facto de só se conseguir fazê-las crescer na presença de proteínas animais ou mesmo outras células humanas, o que as contamina. Uns tipos na Suiça, do Instituto Karolinska (eheheh), descobriram uma maneira de produzir células estaminais apenas através do uso de químicos, sem contaminação, conseguindo-se produzir uma boa quantidade de células prêt-a-porter! Também já está provado que se consegue reprogramar as células para elas voltarem à sua origem estaminal, também quimicamente, e sem necessidade de serem de facto células de embriões, para evitar a "chacina" de fetos por razões científicas (julgo que é um dos pontos que aflige os americanos que se opõem a este tipo de investigação- Ignorantes!).
Moral da história: A QUÍMICA É FIXE E VAI SALVAR A VOSSA VIDA! 
Não, não estou nada a ser facciosa... :P

E para vossa diversão, é tão ridículo que é cómico: 





Este último então é de uma candura tal, que dá vontade de vomitar... please....

No comments: