Wednesday, May 5, 2010

outro feriado! OH NÃO!

São palavras que nunca sairão da minha boca! ehehehe 

Desta vez trata-se de um feriado em que celebram o fim da ocupação nazi em terras baixas, o fim da II Guerra Mundial, o Dia da Libertação, Bevrijdingsdag. Ontem comemorou-se o Nationale Dodenherdenking (dia da Lembrança) na praça Dam, em Amsterdão e às 20:00h fez-se silêncio por 2 minutos em homenagem às vítimas da guerra, numa grande cerimónia onde esteve presente a rainha e alguns políticos proeminentes desta praça. Houve um engraçadinho que se pôs a gritar durante o silêncio pelo que assustou muita gente e houve para ali uma situação de "stampede", algumas pessoas ficaram com uns ossinhos partidos, mas foi só isso, nada mais. 
Por acaso não falei durante esses minutos porque estava ao pc e estava a ler umas coisas, mas calhou. Pois essa cena de silêncio em homenagem a qualquer coisa, não me entra bem na cabeça... O que raio se ganha com isso? Reflectir sobre o assunto? Pensar sobre o quanto sortudos somos nós por estarmos aqui? Sentir pena dos pobres coitados que padeceram do mal que se está a fazer o silêncio? E esses 1-2 minutos são suficientes? Dou o meu testículo esquerdo em como a maioria das pessoas que participam nesses silêncios está mentalmente a fazer a lista das compras para a semana, a pensar se deixou o ferro ligado ou no que vai fazer no fim-de-semana. 
Esse tipo de coisas é muito bonito... mas não me parece que resulte em nada de positivo. Nunca fui muito dada a essas "homenagens", a vestir de branco por Timor, a pôr não sei o quê na janela, e qualquer outra idiotice que alguém acha engraçado pôr o rebanho a fazer só porque sim! E as pessoas fazem, nem questionam, porque toda a gente faz e "parece bem". 
Discordo deste tipo de iniciativas. Cada um idolatra e homenageia como quer: faz o que pode e o que pessoalmente sente que é relevante, reflecte o tempo que achar necessário e as vezes que forem precisas, para se sentir bem com a sua consciência. E isso é que interessa!


2 comments:

Renas said...

Desde quando tens 1 tomate esquerdo?

tsf said...

oh pá... há tanta coisa que não sabes sobre mim... :P eheheh