Sunday, May 2, 2010

Konninginnedag 2010

Em português: Dia da Rainha.
Sexta foi feriado aqui pelo que não fui trabalhar! Yuuupppi! Soube mesmo bem!!! É que não me estava mesmo nada a apetecer... olha que sorte! :P
Dia 30 de Abril, é o dia em que nasceu a rainha Juliana, mãe da actual rainha Beatrix, da casa van Oranje-Nassau. Por todo o lado ocorreram festejos, muita gente vestida de cor-de-laranja e durante a manhã esteve a dar na TV um cerimónia com a rainha. Os meus colegas do trabalho informaram-me o quanto animado é este dia, com venda ambulante por todo o lado, as crianças costumam ir vender os seu brinquedos, toda a gente sai e bebe e celebra! Uma verdadeira festarola! :P
Então fui dar uma voltinha para testemunhar o evento cultural desta minha nova terra. Basicamente, é uma feira da ladra espalhada pelas principais avenidas de Roterdão (presumo que nas outras cidades se passe o mesmo). Coisas velhas, feias, baratas, ou seja, o lixo que as pessoas já não querem em casa e que foram tentar ver se conseguiam ganhar uns cobres. Paralelamente, a mercadoria do "cigano" (aqui substituídos por turcos), que existe normalmente no mercado. Muita gente na rua, tudo muito animado, alguns já bem bebidos, nas várias esplanadas criadas para o evento. 
Acho que eles se divertiram muito neste dia, soltando a franga e arranjando mais uma desculpa para se embebedarem! :P 
Eu tive que gramar com a música da esplanada do bar gay aqui da frente até às 11 da noite... Se ao menos a música fosse boa... :S Sim, passaram o YMCA...
Para o ano há mais!

No comments: