Saturday, March 6, 2010

inveja

É uma coisa muito feia... começando pela palavra em si: soa mal, é agressiva, tem carga negativa... mas tenho que admitir: tenho inveja! Das pessoas que conseguem pintar, desenhar, fotografar, esculpir. Tenho. Pronto, já disse.
Sou uma naba! Não tenho uma única veia, vénula que seja a percorrer-me o corpo, com uma miligrama de arte lá dentro. Não sei fazer um boneco de jeito, as fotos saem todas "baças", sem piada, não tenho "olho" nenhum e não consigo captar a beleza de nada. Concluí que talvez seja devido ao facto de ter uma cabecinha muito racional e muito lógica. Tenho um tipo de sinapses... não posso ter dos outros... é injusto, mas é como é. Já me conformei.

Já que não tenho a capacidade a gerar, posso muito bem disfrutar da arte alheia. Dou uns exemplos:
Um dos meus pintores favoritos é o Caravaggio (eu sei que é lame...:P). Mas adoro como ele utilizava o chiaroscuro para dar ênfase a aspectos do seu quadro. Gostava de o saber fazer :(
Na minha visita a Roma em 2006 apaixonei-me por Bernini, um tipo italiano com toque de Midas, dêm-lhe um escopro e um martelo e um monte de pedra inanimada transforma-se em algo vivo! Qu'inveja! De seguida mostro uma escultura do senhor, o "Rapto de Proserpina".


Esta vi-a ao vivo e a cores e caiu-me tudo ao chão... A foto do  lado direito é um zoom, um pormenor... Aquilo é pedra, senhores!!! 

Este tema veio a propósito da noite dos museus aqui de Roterdão, amanhã. Muitas actividades, muita galeria aberta até às 2 da manhã (gandas malucos!), balões, cantilenas e actividades ao ar livre... Pena darem um temporal dos diabos para este fim-de-semana... vamos  lá ver se me desenrasco com alguma coisa...

Deixo aqui mais umas pérolazinhas que encontrei pela net de mais gente talentosa p'ra xuxu!! Sim, isto é tudo PINTURA, não foto!!





 Também estão com inbeija? Inbejóusos!!

3 comments:

Claudia said...

Essas imagens são pintura?!!? Não acredito.

Tânia...passa no meu blog e vê o video que eu lá pus. Ehehehe Bejos

tsf said...

Diz que sim... quem sou eu para duvidar?! :P

morbidi said...

Oh menina! isso é cobiça, não é inveja! vê lá qual dos 10 ou 7 estás a usar :)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inveja