Friday, March 19, 2010

feliz último dia de Inverno!

O tão famigerado tempo holandês parece que está a querer aparecer... Está escuro, a chover e embora as temperaturas já estejam na volta dos 10ºC, não melhora muito a coisa. E eu estou como o dia (embora a minha temperatura seja os mesmos 37ºC de sempre).
Para animar um bocado, no lado oposto do mundo, no Japão, para ser mais precisa, está a decorrer um festival anual, para comemorar a abertura das flores das cerejeiras (não são da mesma espécie que as nossas, pois estas não têm frutos). As flores de cerejeira são designadas de Sakura e a sua observação, que inspira poetas e traz bem estar ao coração, chama-se Hanami
Para os japoneses, a Sakura tem sido utilizado como metáfora sobre a mortalidade do homem devido à sua existência efémera. Tendo um período muito curto e muito intenso em que desabrocham (5-12 dias) originam um espectáculo da Natureza maravilhoso que os Japoneses desde o século VII (e agora também pelo mundo inteiro) tentam aproveitar ao máximo, celebrando e confraternizando em comunhão com esta explosão de cor. Por entre avenidas ladeadas destas árvores em flor, os visitantes dos festivais fazem barbacus,  piqueniques ou compram comida nas muitas barraquinhas, sendo a mais popular nestas festas de Hanami, o Kushi-dango (dumplings doces...hhmmmm...soa bem...)

É um Kushi-dango para a mesa do meio!

Se quiserem passar por lá, a época ainda vai a meio, ainda têm tempo! Ou pelo menos, fiquem com esta na cabeça e para o ano, já sabem! Quando eu morar na Oceania (ainda não decidi se na Austrália ou na Nova Zelândia) vou de certeza dar lá um pulinho! :) Ficam aqui umas quantas imagens destas coisas maravilhosas! 






Eu tenho uma foto ao pé de uma árvore destas, mas na Irlanda :P Acho eu que é! Não é? Se não é, disfarça muito bem!! 



Ainda está a chover mas depois de fazer este post com estas fotos, já me sinto melhor, menos mal, meh... 

A mãezinha vem visitar-me este fim-de-semana e espero que o tempo melhore para irmos dar uma voltinha de barco no rio ;). Seja bem vinda, Dona Primavera! 

No comments: