Sunday, February 14, 2010

jogos olimpicos de inverno


Acordei cedo. E por mal dos meus pecados já não consegui dormir mais. Tive a mandar mais mails, que vão voltar com a resposta, "Não, obrigado, mas como não falas Holandês não temos lugar para ti" (mas isto em Holandês, o que torna a experiência muito mais frustrante). Bom, mas com isso posso eu bem, acho que já estou a ganhar calo, e quase (quase) que já não me incomoda. Agora já está mais calminho, porque tenho aí umas coisas pendentes e gostava de saber se se vão concretizar. Essa é outra: a agonia da espera! As centenas de vezes que se faz refresh ao inbox e sem aparecer AQUELA mensagem... AAARRRGGGHHH!!!
Mas não foi para me queixar do quanto frustrada eu ando que escrevo estas linhas (essa conversa ficará para outro dia). Foi mesmo para dizer que eu afinal gosto muito dos Jogos Olímpicos de Inverno! No Portugal dos pequeninos, ou seja, na classe média portuguesa, onde fui criada, não há qualquer noção do quanto giro e fenomenal os desportos de inverno podem ser!! Vai-se em peregrinação 1 vez por ano (com sorte!! que eu na minha vida toda só fui 2 vezes) à Serra da Estrela e pode ser que se consiga brincar um bocadinho na neve, com os acessórios de gente probrezinha, os sacos de plástico e as câmaras de ar.

É uma tristeza! Não tiramos partido do potencial do inverno! Se não temos clima, ao menos podia haver dinheiro para a malta puder disfrutar disso noutro sítio. Eu demorei 29 anos para poder ver com os meus olhinhos o quanto AWESOME é a neve! E não é só para a brincadeira. Paisagens com neve? O quanto magnífico é aquilo?!!! O silêncio, a paz, o som da neve?? É tudo tão extraordinário e que nós andamos a perder!!!
Desde que aqui estou, nestes parcos 2 meses (faz amanhã) já vi mais neve que na minha vida toda. Está frio, está sim senhor, não estava habituada a temperaturas negativas, ah pois não. Mas nada que um cachecol, barrete, luvas, tapa orelhas à princesa Leia, casaco tipo boneco da Michelin, não proteja! E depois, leva-se com aquele espetáculo de flocos brancos! É um bom compromisso! :)

Aqui, as cenas no gelo são desporto rei! A quantidade de tempo de antena que disponibilizam a fazer cobertura de "maratonas" em skate, em que há um percurso gelado e a malta ali anda, com os braços atrás das costas e lá vão eles, é enorme! Como isto não tem montanhas, não é muito dado a skis e afins. Mas estas corridas em patins com láminas de meio metro são tão populares como o futebol. O que é muito refrescante! E eu gosto de ver aquela gente com coxas que parecem de cavalos, a tentar encontrar a altura óptima para fazer as ultrapassagens sem cair e sem decepar a perna a outro. E gosto também das provas de ski, que felizmente já pude testemunhar que não é pêra doce, os alpine-snippers, o free style... Ah claro, e o desporto que secretamente eu gosto muito (chhhiiiuu): figure skating! Começou esta madrugada. Vou ver se passam em diferido!!

No comments: