Wednesday, February 17, 2010

happy new year, everybody

Hoje saí. Fui passear. Nos outros dias também saio mas não conta, pois é para ir ao supermercado e pouco mais, porque, francamente, está um frio do c**** para andar com o cu na rua!
Mas como tive que ir desbravar mato à procura de uma morada, fui a título recreativo e até levei a máquina fotográfica. Não estava sol, não estava neve, não estava nada. A cidade não está com cor nenhuma e estava a ver que a máquina tinha ido só fazer peso. Pelo o caminho, de vez em quando, ouvia uns barulhos bem fortes que duravam alguns minutos... não consegui identificar... deduzi que fosse de alguma obra (aqui também há obras de Stª Engrácia por todo o lado).
Andava numa zona menos bonita, num bairro um bocado foleirote, com as varandas dos prédios a parecerem lixeiras. Parecia Portugal! EHEHEH Atravessei um portão de um parque, que sabia que ia desembocar numa zona melhorzinha... Nesse parque, estavam montadas umas barracas tipo feira e estava um círculo de umas dezenas de pessoas a ver qualquer coisa no relvado... aproximei-me. Era uma demontração de artes marciais. Ah, que giro! Olho à volta: só chineses! As barracas: tralha chinesa! hhhmmm estou a notar um padrão... E oiço novamente aqueles barulhos, mas agora, mesmo ali ao pé!! À saída do parque, estavam então dragões chineses, daqueles que se vêem na celebração do ano novo chinês! AAAAAAAAAHHH E estavam a queimar os fire-crackers! Eis a fonte do barulho!
Os bichinhos faziam umas danças em frente à porta de lojas de chineses, entravam por ali adentro, saiam, dançavam mais um bocadinho um com o outro, depois aparecia alguém da loja com os fire-crackers e uma oferenda (eu vi uma couve e uma alface) e pegavam fogo àquilo. Depois dançavam mais um bocadinho, sempre acompanhado de címbalos e tambores ensurdecedores, e seguiam para a loja seguinte.






Atrás deles andavam os senhores do lixo, com uma cara de frete, a limpar a merdinha dos papelinhos que os fire-crackers deixavam (e eram muitos!!)


Voltei novamente ao parque para acabar de ver a feira, mas a tralha que vendiam não me pareceu muito excitante... o normal. Desta vez, estavam umas meninas no palco a dançar com uns lencinhos... pretty.



Achei piada a este cartaz.

E assim festejei o ano novo chinês! YEY! Nunca tinha visto. Não sei se a comunidade chinesa em Lisboa costuma fazer este tipo de coisa, mas nunca vi nem ouvi nada... Eu gostei, foi giro! Mas eu não sou de fiar, porque eu sou fã da cultura oriental, dos rituais, das cores, da aquitectura, da bravura e da paciência de chinês! :P

Fui à wiki e aprendi que o que testemunhei faz parte da crença de que os barulhos dos címbalos e tambores tocados a decibéis elevados, juntamento com a dança agressiva do dragão, afugenta os espíritos malignos... ah pois, é verdade... eu fui-me logo embora...


2 comments:

Sara said...

Tendo em conta os objectivos dos barulhos dos cimbalos e tambores não sei como te aguentaste ali tanto tempo, eheheh, oh azedumeira! ahahah
Estão muito fixes as fotos. E realmente tb nunca vi tal coisa por cá. Foi engraçada teres conseguido assistir a esse ritual. Espero que tenhas ficado uma pessoa melhor... :P

tsf said...

oh Sara...melhor, impossível!! :P
Foi de facto uma sorte do caraças!